Picture
 
Picture

 

 

DEZ ERROS EM WEB DESIGN

 

  • Utilização de quadros

Uma página dividida em quadros é muito confusa para os utilizadores, uma vez que os quadros vão contra o modelo fundamental de uma página web. Não se pode ao mesmo tempo marcar a página corrente e voltar a esta, os URL's param de trabalhar e as impressões tornam-se difíceis.  A previsibilidade da reacção dos utilizadores deixa de fazer sentido quando estes não sabem que informação será disponibilizada quando clicam num link, ou se entram em looping dentro da própria página.

  • Utilização gratuita da tecnologia mais avançada

Não se deve atrair os utilizadores para um site, fazendo menção de que utiliza a última tecnologia web. Pode atrair alguns fanáticos pela informática, mas a maioria dos utilizadores prestam mais atenção aos conteúdos e à possibilidade do site oferecer um bom serviço. Utilizar a melhor e última tecnologia mesmo antes de ser lançada no mercado irá certamente desencorajar os utilizadores: se os seus sistemas forem abaixo enquanto visitam o site, pode-se apostar que muitos deles não voltarão a consultar o site. A não ser que se comercialize produtos ou serviços na net, torna-se mais favorável aguardar até que se obtenha experiência relativamente à forma mais apropriada de utilizar essas técnicas. Quando apareceu o desktop as pessoas colocaram vinte fontes nos seus documentos, logo há que evitar que aconteça uma situação similar relativamente à web.

  • Texto,  marcas e constantes animações em movimento

Nunca se deve incluir numa página elementos que se movam incessantemente. As imagens em movimento têm um efeito nefasto na visão dos humanos. A página web deve dar ao utilizador alguma paz e serenidade para que este possa efectivamente ler o texto.

  • URL's complexas

As URL's nunca devem estar expostas no interface do utilizador, é previsível que os utilizadores tentem descodificar as URL's das páginas para perceber a estrutura do site. Os utilizadores tomam esta atitude devido à grande falta de apoio na navegação e sentido de orientação no browser corrente. Então, a URL deve conter directorias de leitura acessível aos utilizadores e nomes que reflictam a natureza da informação contida no site

  • Páginas solitárias

Assegurar que todas as páginas incluem uma clara indicação de qual o website a que pertencem, uma vez que os utilizadores podem aceder a páginas directamente, sem ter de passar pela página inicial. Pela mesma razão, todas as páginas deverão ter um link para a página inicial, bem como alguma indicação sobre a sua localização dentro da estrutura do site.

  • Páginas com longos textos corridos

Apenas 10% dos utilizadores, acedem à informação que está disponível para além da que está visível no ecrã quando surge a página. Todos os conteúdos importantes e opções de navegação devem estar no topo da página.

  • Falta de suporte à navegação

Nunca se deve assumir que os utilizadores sabem tanto acerca do site como o designer. Eles têm sempre dificuldade em encontrar informação, logo necessitam de suporte no que diz respeito à sua estrutura e localização. Começar o design com uma boa compreensão da estrutura espacial da informação e comunicar explicitamente essa estrutura ao utilizador. Disponibilizar o mapa do site para que os utilizadores saibam onde estão e para onde se podem encaminhar. É necessário, também, um bom motor de busca, uma vez que o melhor de navegação nunca é suficiente. 

  • Cores não Standard nos Links 

Os links que não tenham sido utilizados devem ser azuis; os links para páginas que tenham sido anteriormente visitadas devem ser púrpura ou vermelhos. Não se deve misturar estas cores, uma vez que a possibilidade de perceber quais os links que já foram utilizados é uma das poucas ajudas para a navegação e é standard na maioria dos browsers. A consistência é a chave para ensinar aos utilizadores o significado das cores dos links.   

  • Informação desactualizada

É necessário contratar um "jardineiro" web para fazer parte da equipa, torna-se necessário que alguém retire as "ervas daninhas" e plante novamente "flores" enquanto o website se altera, mas a maioria das pessoas preferem criar novos conteúdos em detrimento da manutenção do site. Na prática, a manutenção do site é uma forma barata de realçar o conteúdo do website uma vez que muitas das páginas antigas mantém a sua relevância e devem ter um link para novas páginas. Claro que algumas páginas deverão ser totalmente removidas do server uma vez que se tornam obsoletas.

  • Downloads demorados

Este erro é referido em último lugar porque muitas pessoas já têm conhecimento sobre o mesmo; e não por ser menos importante. As premissas tradicionais indicam um máximo de resposta de10 segundos até que os utilizadores percam interesse. Na web, os utilizadores têm sido treinados para suportar tanto sofrimento que se torna aceitável aumentar esse limite para 15 segundos nalgumas páginas.

 

 

  Introdução

Quem Somos

Serviços

Portfólio

Dez Dicas para um Bom Web Design

Dez Erros em Web Design

Links

Contactos


Site Optimizado para resolução de: 1024x768 pixels | Última Actualização: quinta-feira, 02 de Outubro de 2003

Copyright © 2003 PedroReis WEBDESIGN. Todos os direitos reservados. Não é permitida a cópia total ou parcial deste site.

REDE OPENMIND:  Microsistemas - Electromagnetismo - OpenMind  - SolPlan Lda - ElectroReis Lda - PedroReis WebDesign